Seja bem vindo e aproveite a leitura.




31/10/2009

T.P.V

Falta menos de duas semanas para a primeira etapa de um dos vestibulares mais concorridos e importantes do NE, o da UFCG. E com a proximidade do 'teste' que decidirá o futuro de muita gente, a tensão pré-vestibular se torna cada vez mais evidente. Um mix de emoção, ansiedade, insegurança, nervosismo toma conta dos candidatos. E o que fazer pra conter essas sensações e se concentrar apenas nas provas? Especialistas, educadores etc. vivem dizendo o que fazer antes e durante a prova, como: não estudar um dia antes, apenas relaxar, se alimentar bem, deixar a mente fresca e desocupada, buscar concentração etc.
Só que o ponto de vista dos jovens nunca é valorizado, no meu caso como estudante, sugiro que há duas semanas das provas, o aluno tente absorver o máximo de informações que não saiba, tentar aprender o que ainda não aprendeu, focalizar nas suas dificuldades disciplinares e praticar ao máximo, pois já que o tempo é precioso, é necessário utilizá-lo ao máximo . E já na última semana, meu conselho é procurar se divertir e relaxar. Objetivando esquecer a pressão que vem de todos os lados aliados a esses 'maus sentimentos'. Em relação aos estudos, apenas aconselho revisões de assuntos já estudados para melhor fixação do conteúdo e leitura somente de esquemas e exercícios que não sejam muito desgastantes, ou seja, de fácil entendimento.
Na hora 'H' eu levo comigo alguns fatores que considero cruciais pra realizar uma boa prova:

#Auto confiança: Na prática, auto confiança é crer firmemente que eu sou capaz, que eu posso, que eu consigo, que eu tenho capacidade e disposição para ir em frente, para ultrapassar os obstáculos que surgem, para superar meus bloqueios e para vencer minhas limitações.

#Segurança: Ter a certeza de que eu estou no lugar certo, fazendo o que é pra ser feito e fazendo bem feito, sem duvidar da minha capacidade de superação e da minha capacidade intelectual.

#Tranquilidade: Procuro me manter em um bom estado físico e psicológico, não me preocupando se não sei questões de física, se não lembro aquela fórmula de matemática ou se a prova de química está horrível. Evitando assim, o stress, desespero e frustração, que na hora da prova não vão me ajudar em absolutamente nada.
''Onde o rio é tranquilo, talvez se esconda a água mais profunda."

#Concentração: Ao relaxar e respirar conscientemente, procuro me organizar e focar na difícil tarefa que tenho em mãos, evitando a distração que pode me deixar confuso ou me fazer perder alguma rede de ideias na hora do exame.

#Otimismo: Me sinto disposto para encarar minhas maiores dificuldades de peito aberto, esperando sempre por um 'final feliz', mesmo em situações muito difíceis (como a encontrada no vestibular). Pensamento positivo é fundamental.

Obs: além de tudo isso, procure usar roupas confortáveis e ficar antenado no tempo.

Bom, essas são as minhas dicas para realizar um bom vestibular e carimbar seu passaporte rumo à liberdade, digo, universidade. Boa sorte a todos e boa prova!

Beijo, abraço e aperto de mão.

2 comentários:

  1. escritores da madrugada. Vamos lá. Boas dicas e passar nessa buceta se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkk..Rô adorei o final(liberdade,digo,universidade).Concordo plenamente com essa afirmação.Bela dica amr.Vou tentar segui-la.Xeroo ;*

    ResponderExcluir

O que você achou?